para preservar
a saúde mental
e ampliar conhecimentos.
Desde a infância, sempre gostei muito de praticar o exercício das palavras cruzadas. O objetivo do jogo não é fazer você mostrar o que sabe, é fazer você descobrir o que ainda não sabe. Desta forma, a pessoa que pratica jogos de palavras cruzadas aprende novas palavras, novos conceitos e novos significados e, ao mesmo tempo, exercita as funções cerebrais cognitivas. Portanto, é recomendável para crianças e adultos, e principalmente para idosos.
Como mostra a lustração, o jogo consiste na disposição de pequenos quadrados em branco. Dentro de cada quadrado, o jogador deve pôr uma letra correspondente à palavra que ele usa como resposta a uma definição. Por exemplo:
Linha horizontal:
1 - Movimentar algo para um nível mais baixo:
Resposta: ABAIXAR
Linha Vertical:
4 - O mesmo que "caminho" ou "direção":
Resposta: RUMO
Desta forma, enquanto coloca as respostas que sabe, a pessoa põe em outras linhas algumas letras das outras palavras que terá que descobrir. Para isto é preciso apenas acrescentar letras nos espaços vazios para descobrir as demais palavras. Enquanto tenta completar o jogo, o jogador amplia conhecimentos gerais, descobre novas palavras e seus respectivos significados e as ortografias corretas. Se uma das palavras estiver incorreta, isto o impedirá de descobrir a palavra ou as palavras que cruzam com ela. Se ele souber preencher corretamente uma ou mais das outras palavras, descobrirá seu próprio erro e poderá corrigi-lo. Isto significa que enquanto descobre novas palavras e as formas de escrevê-las corretamente, o jogador também desenvolve sua capacidade de raciocínio e dedução. Estes são os quesitos mais importantes para produzir ótimas redações.
Segundo o neurologista Fábio Porto, o cérebro se molda constantemente e tarefas como as palavras cruzadas o ajudam a se renovar. O neurocururgião Marcos Wagner de Souza Porto, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), diz que a prática das palavras cruzadas é também um ótimo treinamento para as funções motoras, já que a pessoa tem que escrever cada letra em cada quadrinho. Por isto, recomenda-se que, ao invés de fazer palavras cruzadas oferecidas por aplicativos em computadores e telefones celulares, o ideal é jogar palavras cruzadas impressas em livros ou revistas.
Resumindo: recomendadas para crianças e adultos, as palavras curzadas são ótimos exercícios para manter um bom nível de memória, retardando a possibilidade de se ter problemas como, por exemplo, o mal de Alzheimer. Além disto, amplia o nível de conhecimento das palavras e de seus respectivos significados e facilita o crescimento da capacidade de desenvolver redações de ótimo nível. Essas são apenas algumas das razões pelas quais eu recomendo que você as faça sempre que tiver um tempo disponível para isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário