Iniciado em 11 de fevereiro de 2020.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Coisas da Vida

Coisas da Vida

 

Por causa da pandemia, só tenho saído de casa quando isto é necessário e não tenho outra alternativa. Quando isto acontece, às vezes recorro aos transportes oferecidos pela Uber ou 99. Hoje, ao retornar para casa, recorri a um desses serviços. O veículo foi conduzido por uma moça. Apesar da máscara que ela usava, percebi que o rosto era muito bonito. Também usando a minha máscara, é claro, sentei-me no banco de trás após lhe dizer "Olá, bom dia!", e ela corresponder de forma muito simpática.
Conversamos durante o trajeto. Ela me perguntou se eu já havia sido transportado por uma mulher por um desses serviços. Eu disse que não, que aquela era a primeira vez. Ela então me explicou a razão da pergunta: "A maioria dos homens que transporto demonstra surpresa." Eu disse que, mesmo quando há uma intenção elogiosa, muitos homens (e mulheres também) expressam algo com conotação preconceituosa (ao meu ver), embora talvez eles mesmos não percebam. Por exemplo: "a primeira mulher a ocoupar certos cargos", "a primeira astronauta", "a primeira isto", "a primeira aquilo"... Isto me parece muito mais uma forma de destacar uma falsa incapacidade das mulheres conseguirem essas coisas do que um elogio às que conseguem.
Ela me pareceu sentir-se feliz com isto. Por um instante, olhou para mim através do retrovisor interno e disse: "Nossa... eu mesma não tinha pensado dessa forma, mas gostei de saber que você pensa assim." Na verdade, parabenizo as mulheres que conseguem o que querem porque vão à luta para conseguir, assim como parabenizo homens pela mesma razão: pela obtenção de suas posições, de seus objetivos, etc., graças a seus próprios méritos. Com a ajuda de outras pessoas, certamente, mas principalmente graças a seus próprios méritos.
De fato foi a primeira vez que fui transportado por uma mulher através desse sistema de prestação de serviço. Uma coincidência, considerando que hoje foi o Dia Internacional das Mulheres, embora eu ache que elas têm que ser carinhosa e respeitosamente tratadas todos os dias. Uma das coisas que mais me irritam é quando alguém diz que "atrás de um grande homem vem sempre uma grande mulher". Este é só mais um daqueles "elogios" preconceituosos. Eu lembro que se homens se tornam "grandes homens", é porque antes deles (portanto, à frente deles) vieram grandes mulheres que os alimentaram dentro de seus próprios úteros nos primeiros nove meses de vida, e se dedicaram a eles com amor, cuidando deles e educando-os desde a infância até o momento em que eles começaram a ter condições para desenvolverem suas próprias vidas. Claro, não se deve negar a importância da participação dos pais, mas foi de dentro de mulheres que vieram todos os homens e todas as mulheres. Elas não vieram nem estão atrás de homem algum: vieram à frente e permaneceram ao lado deles. Sem elas, a vida deles seria impossível. Nem eles nem ninguém teria sequer nascido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coisas da Vida

Coisas da Vida   Por causa da pandemia, só tenho saído de casa quando isto é necessário e não tenho outra alternativa. Quando isto acontece,...