![]() |
Foto: Arquivo Google |
As pessoas podem descobrir
que seus limites
estão além do que elas imaginavam,
mas não podem superá-los.
A linha imaginária na divisa entre dois municípios ou dois estados, chamada "divisa" (só é "fronteira" se for entre dois países), marca os limites territoriais dos municípios e dos estados. Isto significa que "limite" é a distância máxima que pode ser percorrida permanecendo-se no mesmo território. Por extensão, "limite" é também como chamamos o ponto máximo de capacidade para se conseguir realizar algo.
É por isto que afirmo que a tão falada "superação de limites" que algumas pessoas afirmam ter conseguido não existe. Elas podem ter conseguido realizar feitos superando suas próprias expectativas, não seus próprios limites. Apenas descobriram que são capazes de realizar mais do que esperavam de si mesmas. Em outras palavras: na verdade elas mesmas não conhecem seus próprios limites.
Desde a infância, quando eu já desenvolvia minhas habilidades para me expressar através da escrita e minhas habilidades na arte de desenhar, eu não podia imaginar que no futuro eu teria a capacidade de exercê-las com sucesso profissionalmente. Entretanto, consegui isto, e atualmente mantenho um blog com "dicas" para quem deseja melhorar suas capacidades para fazer redações: o Redafácil. Superei os limites das minhas habilidades? Não. Com o tempo e o acúmulo de experiências, fui descobrindo que o território das minhas possibilidades era maior do que eu poderia supor.
Em suma: você nunca superará seus limites, mas se souber usar seus talentos, se quiser conquistar seus espaços através deles, terá que se dedicar muito, mas ao invés de superar limites, descobrirá que seu território para avançar nas conquistas é mais amplo do que você imagina. É claro que para isto terá que se esforçar estudando muito, trabalhando muito. Como alguém disse certa vez, "sucesso" só vem antes de "trabalho" nos dicionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário